31 de outubro de 2005

viagens [ em duplo sentido ]

cenário
autocarro TST :: 22h45m

Acabei de entrar no autocarro depois de levar com uma tromba de água como há muito não levava, sentei-me com as calças de ganga agarradas às pernas e senti as meias ensopadas nos pés frios. Pensei: "Corroios neste momento deve estar lindo..." Depressa veio-me à memória um fadídico ano [ 1998 ou 1999 ] em que choveu tanto que as imagens de Corroios apareceram na CNN: um contentor de lixo a ser arrastado pelas águas mesmo ao pé da churrasqueira que fazia esquina ao pé do CC Moinho e que já foi demolido por causa das obras do metro de superfície. Foi também nessa noite que a água entrou pelo meu prédio e ficou-se pelos dois degraus de entrada [ de salientar que mais um milímetro e a água entrava literalmente dentro da minha casa - moro no R/C ].
Estas belas memórias são interrompidas por um grupo de 3 rapazes na casa dos 20 que entra no autocarro e que demonstram estar um tanto ou quanto alcoolizados. O Rui Veloso acompanhava o seu embarque com a bonita música "..." [ tentei lembrar-me do título respectivo da mesma mas não consegui ]. Passado uns minutos, eles começaram a cantar em altos berros "Mesmo sabendo que não gostavas, empenhei o meu anel de rubiiiii". Não pude deixar de soltar um riso quando um deles gritou "Vá, agora toda a gente!", dirigindo-se à meia dúzia de passageiros pingados no autocarro. Depressa vieram-me à memória os irmãos bacalhau e os outros dois amigos de Faro [ ou seria Portimão? ] que fizeram um autêntico estrilho no ônibus que nos levava para Arraial d'Ajuda [ Bahia, Brasil ]. O Alex tentava apaziguar os ânimos enquanto eles abusavam... e nós riamos das figuras...
Esta bela memória é interrompida quando carrego no STOP para descer, me levanto do banco e ouço: "És linda... és linda como o sol!" Saio do autocarro tentando disfarçar o riso e agarro bem no guarda-chuva, caso fosse necessário utilizá-lo para além da sua função habitual.
Já a caminho para casa, encontro um grupo de teens com a cara pintada. Por momentos pensei "estamos em fevereiro? será que eles têm balões de água?" Mas depois lembrei-me... é a noite de Halloween.

P.S. Alguns podem perguntar "oh rititas, como é que sabias que o és linda, és linda como o sol era para ti?" Eu passo a responder: era a única moçoila dentro do autocarro e ... eles estavam bêbados.

29 de outubro de 2005

hoje :: uma hora a mais

de tédio. de tristeza. de sono. de diversão. de indiferença. de internet. de sonhos. de conversa. de irritações. de fome. de cansaço. de descanso. de música.
no fundo, tu é que decides...

28 de outubro de 2005

Bem.. estou a ver que isto começa a ser um costume... postar só às sextas-feiras...
Não me levem a mal [ se é que alguém leva mesmo ] mas... pah sei lá...
OK, já paravas com as reticências e com o discurso parvo... yah... [ já chega!!! ]

Novidades?

Tenho os "jólhos" vermelhos.
O oftalmologista disse que eu tinha falta de lágrimas.
Não ando a comer nada porque não tenho fome.
As plantas do meu aquário desapareceram.
Arrumei a minha secretária [ de repente ficou literalmente vazia ].
O Sam agora tem um tamagoshi e quando vai brincar lá para fora, eu é que tenho que cuidar dele [ aliás, dela, é a Ana ].
Venha o fim-de-semana.

23 de outubro de 2005

dominguices

ponto Alto ...
quando o sósia do Djavan [ mas mais novo e mais atraente ] cantou "Meu Bem Querer" a olhar para mim e a sorrir ao mesmo tempo. Sim, ele estava a cantar, a sorrir e a olhar ao mesmo tempo.
Sabor Mineiro II [ ou como eu dizia antes, "sabor a mineiro"... tipo que a comida tinha sido confeccionada por um mineiro suado ] fez-me lembrar o rodízio de Porto Seguro na Bahia [ Brasil... ] com a diferença de que estava na Charneca... [ tudo a ver?! ].

ponto baixo ...
quando alguém revolveu alugar "Constantine" para vermos no final de tarde... foi de longe e de perto, o filme mais patético que vi nos últimos tempos. O Neo, ups, o Keanu tinha um lança-chamas muito giro... bahhhhh Nem crítica consigo fazer...

22 de outubro de 2005

ponto Alto do dia

Foi quando toquei no Roland Fantom-X8 na Musicália [ feira da música, da luz, som e imagem na FIL até amanhã ]. Era apenas eu com os headphones "nos jóvidos" enquanto o resto do pavilhão se emaranhava em barulheiras de baterias, guitarras, colunas e luzes [ ok, as luzes não faziam barulho, mas contribuiram para a desordem visual ] ...Foi um momento bonito partilhado comigo própria.
E já agora, um abraço ao Chico de Portimão que pensava que me conhecia de algum lado, mas afinal não.

mahnamahna


- The question is... what is a mahnamahna?
- The question is... who cares??

21 de outubro de 2005

resumè da semana

Não aconteceu nada de extra extradinário.
A mi Julie fez 1 mês na segunda-feira.
Na terça-feira apareceu-me o período.
Fui ver de novo a mi julie com a dread na quarta-feira.
Quinta-feira estive a tocar no meu Roland e a ver o dvd do my friend J.H.
E hoje vou roubar os vales de desconto do Minipreço dos meus pais e vou às compras com a minha irmã, o meu cunhado e a mi julie.

16 de outubro de 2005

[ para mais tarde recordar ]

A boda da Vanina e do Sr. Nazaré foi hoje [ a minha avó paterna ].
Ora vamos lá ver:
:: Toquei a marcha nupcial [ não vi com quem ela entrou porque estava demasiado preocupada a reparar os enganos sucessivos causados pelos meus dedos marotos ] e recebi uma festinha na cabeça do Sr. Padre.
:: Estive com a minha esquimó bébé [ mi julie ].
:: Passei o almoço todo a rir com o Jójó, a Teresa e o marido [ tantos anos que "ouço falar neles"... e tinha a Vanina que se casar outra vez para eu os conhecer e ver que são espectaculares ].
"viva os noivos!", "o quê? há fogo??"
"beija, beija!", "troquem de placas, troquem de placas!"
"oh manhê!", "o quê? chamaste a tua mãe de monhê?", "se ele tivesse chamado de monhê, olhavam todos!"
"yah... rabo pálido e os gatos...", "pois, eu queria tirar uma foto aos gatos, não a ele e...", "teresa, poupa-me os pormenores!"
"queres picante? Está aqui o teu picante... vindo directamente da terra!!"
"tradução do que elas estão a cantar: cariiilll, sarapateeel.. arroz basmatiiii, bodgéeeees, e aquela coisa que se faz numa máquina e dps se frita e ficam tipo fios... ahh chéeeeeeeuuu!!"
"muito bem, e depois deste discurso maravilhoso, podem continuar a disfrutar da vossa sobremesa que eu vou à casa-de-banho! Já volto!"
"sempre disse, és tão parecida à minha filha!", pensamento - "sim, e eu sempre pensei, és tão parecida com um castor".
:: Não podiam faltar os discursos ensaiados que até citavam Dalai Lama, os poemas semi-inventados, as cartas emotivas e amorosas e as músicas: Cliff Richard ao vivo, You've got a friend com as suas vozes apagadinhas, o hino à vanina com a melodia do Yesterday, uma ou outra improvisada num tom agudíssimo e ainda o fantástico Apita o Comboio, cantado entusiasticamente pela Dona Palmira mas mal recebida pelo público [ a vizinha do andar de baixo e simultaneamente madrinha de casamento da Vanina ].
:: O terceiro andar do bolo da noiva caiu [ foi o poder do reiki do Sr. Nazaré ].
:: E lá foram eles de lua-de-mel para o Algarve...

15 de outubro de 2005

ares

“mas queres fazer o quê??” [ ar desprezível ]
“quero tirar o vidro.” [ar apático ]
“mas para quê??” [ ar repugnante ]
“porque está rachado.” [ar ofensivo ]
“mas isso está rachado à tanto tempo...” [ ar troçador ]
“ por isso mesmo, se está rachado vai partir.” [ ar apático ]

O que a temperatura me faz

Não sei se é só comigo [ provavelmente sim... ] mas às vezes consigo cheirar o frio. Por exemplo, estou na rua e está frio e sinto uma sensação diferente mas que já conheço. Num milésimo de segundo, passam-me pela cabeça mil e um acontecimentos que aconteceram durante a época do frio [ se assim posso dizer ] e que me deixam nostálgica.
Talvez isto seja um reflexo da mudança de temperatura... Está-lhe a afectar o cérebro, diriam vocês... Mas enfim. Eu consigo cheirar o frio e ponto final.

14 de outubro de 2005

frase do dia

"És tão fofinha! Pareces um ursinho de peluche!!"
[ Carina, 7 anos ]

12 de outubro de 2005

Presenting... Mi Julie

"Então isto é que é uma chucha!..."
Aqui está ela com os seus 15 dias representados na foto. Hoje tem 22 dias [ sim sim, ando a contar os dias... ]
Mi Julie é a minha primeira sobrinha e não é por ser minha, mas é um doce.
Já agora, peço desculpa a todos os meus amigos por não parar de falar nela... É mais forte do que eu [ imaginem quando tiver um bebé meu... ].

11 de outubro de 2005

Sam - Os jogos muito complicados do Su doku são só para os adultos?
Eu - Sim.
Sam - Então não podes jogar. Ainda não és adulta.
Eu [ cara apática ]
Sam - Eu ainda sou criança, depois vou ser adolescente e depois adulto!
[ breves segundos de silêncio na sala ]
Sam - Quando for adulto, deixas alguns jogos dos adultos para eu fazer?
Eu aceno com a cabeça com um sorriso.
...

10 de outubro de 2005

Guess What...

Perdi a vontade de escrever [ o quê?? a miúda que escreve sobre as trivialidades do dia-a-dia desde os seus 11 anos perdeu a vontade de escrever?? ]. Pois é... mas depois de ter escrito a frase anterior e de ter começado a tocar nas teclas mecanicamente, veio-me a vontade de escrever. Ou talvez não... Não sei...
Neste impasse do "tenho vontade de escrever ou não tenho" vou contando as últimas novidades...
:: O meu irmão apanhou o vício do Su doku [ culpa de quem? ] e esteve a tarde toda a fazer os jogos juvenis [ tabelas com números de 1 a 4 e de 1 a 6 ]. Já nem quer saber do Game Boy Advance.
:: Hoje deixei cair um prato inteiro cheio de macarrão à bolognhesa com queijo... [ vêm-me todas as palavras desnecessárias para definir o queijo, menos a correcta... queijo desfiado, queijo triturado... queijo aos bocadinhos? wha'ever... ]
:: Comecei com arrumações no quarto e neste momento encontra-se numa autêntica war zone. Não me apetece continuar a arrumá-lo.
:: Este fim de semana passado, uma das minhas melhores amigas de infância e de puberdade/adolescência casou-se. Continua a mesma...

Enfim... a pouca vontade de escrever continua, ainda estou a pensar se vou publicar este post ou não... Mas se o estiverem a ler, é porque publiquei.

7 de outubro de 2005

Parêntesis

Desde que o MSN Messenger existe, que recebo mails a comunicar que este tipo de serviço irá começar a ser pago a partir de não sei quando e que se enviar o mesmo mail para todos os meus contactos do Hotmail, o meu bonequinho em vez de ser verde, passará a ser azul [ ou whatever... bullshit]. E mais ainda, num tom do estilo "see it for yourself", o mail convida-nos a ir à página www.msn.com para conprovar a veracidade da informação.
Para todos os que me enviaram este tipo de mails, see it for yourself now and stop bugging me...
Com o MSN Messenger, você pode bater papo online por meio de conversas de texto, com voz ou até com vídeo - em tempo real - com os amigos, a família ou os colegas. É mais rápido do que usar o e-mail, uma ótima escolha para conversas e a alternativa perfeita quando você não pode estar junto com a pessoa. E, a propósito - é GRATUITO!*

*Tarifas pelo uso de Internet podem ser aplicáveis.

1 de outubro de 2005

Lindo

Entrei no comboio [ primeira carruagem ] e sentei-me. Reparei que o chão estava um pouco sujo no corredor mas até aqui nada de especial. Depois de falar um pouco com os meus botões, tentar ver o meu reflexo no vidro da janela e desbloquear o teclado do telemóvel para depois voltar a bloqueá-lo, olhei para o meu lado esquerdo e reparei numa peça de roupa. Alguém andara a comer feijoada com bastante molho e com alguns pedaços de pimento vermelho e esse mesmo alguém vomitara, usando a sweat como amparo gregorial e abandonando-a no comboio. Até aqui tudo bem.
Nas paragens seguintes, chegam pessoas que entram, sentam-se, olham com desdém para a camisola e que continuam a procurar lugar para prosseguir viagem. Mas uma certa alminha não se ficou pelo olhar. Pegou na camisola e interpelou a pessoa em frente [ que estava sentada de costas e não a via ]:
"Desculpe, esta camisola é sua? Deixou-a cair!..." [ imaginar a boa vontade da senhora pegando na sweat e atirando-a delicadamente para cima da outra ]
"Não... Mas... essa camisola está TODA SUJA!!" [ imaginar a cara de repugnância de ambas ] A alminha veio então o resto do caminho a desculpar-se pelo sucedido.

Contei este episódio única e exclusivamente pelo facto de ainda estar com o estômago às voltas... mas que foi lindo, foi.
NÃO.
Oh não...
Não te esqueças de mim. Assim...
Triste, só e abandonado.
Gelado...
Gelado.