24 de março de 2004

Este é o MUNDO em que VIVEMOS...

"Segundo o Relatório do Desenvolvimento do Banco Mundial de 1995, o conjunto de países pobres, onde vive 85.2% da população mundial, detém apenas 21.5% do rendimento mundial, enquanto o conjunto dos países ricos, com 14.8% da população mundial, detém 78.5% do rendimento mundial."

"As 200 pessoas mais ricas do mundo aumentaram para mais do dobro a sua riqueza entre 1994 e 1998. A riqueza dos três mais ricos bilionários do mundo excede a soma do produto interno bruto dos 48 países menos desenvolvidos do mundo."

"A nova pobreza globalizada não resulta de falta de recursos humanos ou materiais, mas tão só do desemprego, da destruição das economias de subsistência e da minimização dos custos salariais à escala mundial."

SANTOS, Boaventura de Sousa, Globalização, Fatalidade ou Utopia?, 2001 (e chega de referências bibliográficas, não é isso que está em causa, ok?)
__________________________________________________________________

Isto revolta, mas também o que é que nós, meros cidadãos podemos fazer, se os grandes e ricos e poderosos é que mandam nisto tudo?
Bahh, acho que vou fazer uma sesta, quando acordar há-de estar tudo na mesma.

Hmmm mas também não pode ser assim... Shame on you RiTiTaS. Vou continuar a dedicar-me à reciclagem, tentar comer tudo o que está no prato (para não ir parar ao lixo), poupar água potável, votar e orar.

Sem comentários: