6 de agosto de 2005

60 ANOS PASSADOS [ 6 agosto 1945 ]

"Nós, americanos, pedimos perdão pelas atrocidades de 6 e 9 de Agosto cometidas contra os habitantes de Hiroxima e Nagasáqui."
Andrea LeBlanc, cujo marido morreu no segundo avião que explodiu contra as Torres Gémeas.

"Os historiadores ajudam a arrumar-nos definitivamente a cabeça quando
colocam uma pergunta pertinente: os americanos teriam alguma vez utilizado a bomba contra os alemães? E tendo-o feito uma vez, repetiriam a dose uns dias depois?
É difícil acreditar que a resposta pudesse ser positiva, o que leva a crer que, de facto, os japoneses eram vistos como inferiores e cobaias apropriadas para mais uma experiência."
in Notícias Magazine, 31 julho 2005

Dois mil milhões de dólares não poderiam ter sido investidos para ficarem dentro da "gaveta".
Mas gastaram e ganharam.
Ganharam uma carnificina humana, um ego sarcasticamente aumentado e dois cemitérios que ficarão para sempre aliados à imagem do sonho americano: o de tentar ser o mais humanamente ridículo enquanto se pisa nos "outros" e ainda se sai moralmente vencedor [ porque "somos a América!" ]

No dia em que faz 60 anos que as bombas foram lançadas, George W. Bush deverá ter preparado um discurso pipi [ ter-se-á dado ao trabalho? ] em que mais ou menos dirá que "não deixaremos que a História se repita e que lutaremos pela liberdade e pela paz entre todos os povos [ nem que para isso tenhamos que usar bombas nucleares, claro ]".
Quem nos garante que a História não se irá repetir de novo?

Sem comentários: