17 de janeiro de 2005

de onde vêm os bébés...

Hoje tive o privilégio de explicar ao Sam de onde vêm os bébés, porque ele tem a ideia fixa de que o seu sobrinho vai nascer já no próximo mês. Porquê? Porque a minha irmã casou em Abril do ano passado e o bébé tem que nascer supostamente em Janeiro deste ano (passados 9 meses certos... mas ele adianta um mês). É assim que ele pensa. Eu estive a mudar (a tentar, pronto) o seu pensamento, explicando como se fazem os bébés recorrendo ao meu livro de infância sobre o corpo humano.
Ele esteve sempre muito atento a ouvir a minha explicação e eu senti-me feliz por estar a contribuir para seu conhecimento sobre a vida humana.
O livro (KAUFMAN, Joe, O nosso corpo. Como nasce. Como cresce. Como funciona. Verbo Infantil. Lisboa. pp. 8-13) contém alguns desenhos com vários animais e as suas crias, bem como o corpo desnudado de um homem e mulher, explicando onde ficam os ovários, os testículos, o pénis, etc. etc. Nessa página também estava um desenho com espermatozóides e o Sam diz assim: "Olha, isto são girinos!" e eu disse: "não, isso são os espermatozóides do pai!" e ele pára por momentos mas responde prontamente: "poiss!! são os espermatozóides do pai sapo!!".
Como é bom educar o irmão mais novo!!

Sem comentários: